TRANSMISSÃO DE CARGO

EMAER realiza transmissão de cargo e despedida de Oficial-General

Cerimônia aconteceu em Brasília (DF) e marcou a despedida do serviço ativo do Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini
Publicada em: 18/12/2023 14:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Brasília (BABR) foi palco de uma cerimônia militar duplamente especial nessa sexta-feira (15/12): a passagem de chefia do Estado-Maior da Aeronáutica e a despedida do serviço ativo do chefe substituído. Deixa o cargo o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e assume em seu lugar, o Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica (COMAER); e demais autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno agradeceu ao Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini por seus valorosos serviços à Instituição e lhe desejou sucesso em sua nova jornada. “Caro amigo e companheiro de longa data, Fiorentini. Tenho orgulho de dizer que as ações dinâmicas e sinérgicas, desenvolvidas pelas subchefias desse Órgão de Direção-Geral, foram orquestradas, de maneira enriquecedora, por você, que liderou um comprometido efetivo, atendeu, plenamente, aos anseios mais relevantes do Comando da Aeronáutica. Neste momento de despedida, desejo toda a sorte e sucesso do mundo em seu novo destino”, ressaltou.

Ainda em suas palavras, o Oficial-General comentou sobre a chegada do Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida. “Portador de aguçada visão estratégica e elevada capacidade de gestão de política e defesa, estou convicto de que você, caro Almeida, está preparado para liderar o EMAER com uma diferenciada perspectiva nas questões atinentes ao planejamento e à construção da Força Aérea do futuro. Faço votos de sucesso à frente do EMAER”, concluiu.

Na despedida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini recebeu o espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial da carreira, como gesto de reconhecimento e respeito pelos 44 anos de serviço ativo na FAB, além da insígnia de Chefe do EMAER. “Agradeço a nossa Força Aérea por tudo que conquistei em minha vida. Sempre me dediquei e procurei dar meu máximo de empenho e operacionalidade em prol de uma Força Aérea cada vez melhor”, afirmou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida comentou sobre os desafios e as expectativas ao assumir a chefia da Organização Militar. “Fico muito feliz por ter essa oportunidade de, no final da minha carreira, chegar a Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. E entendemos que o Estado-Maior proporciona estudos de altos níveis de planejamento e preparação para todas as atividades da Força Aérea. Então, essa diversidade de informações e de trabalho me faz muito feliz por poder participar e ajudar a FAB a ficar cada vez mais eficiente e eficaz”, finaliza.

Perfil

O novo Chefe do EMAER é natural da cidade de Porto Alegre (RS). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1979, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1984 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2020. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda: Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais; e MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado - Gestão de Política e Defesa, pela Universidade Federal Fluminense.

Dentre as principais funções exercidas estão: Comandante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º/1º GavCa) - Esquadrão Jambock; Primeiro Comandante do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV) – Flecha 01; Chefe da Seção de Logística da Terceira Força Aérea; Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV); Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália; Adjunto do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante de Operações Aeroespaciais; e Comandante de Preparo.

O novo Chefe do EMAER possui cerca de 3.700 horas de voo, sendo mais de 3000 em aeronaves de caça. Já recebeu 23 condecorações.

Confira aqui mais detalhes da cerimônia de transmissão de cargo do EMAER.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Neris / CECOMSAER